sábado, 9 de agosto de 2008

chega de implicância

amanhã é dia dos pais,uma data que eu sempre detestei. Sim, é por pura inveja sim,afinal,quando eu descobri o que se fazia no segundo domingo do mês de agosto meu pai já tinha se despedido desse mundo, e naquela época,quando a escola era tradicional(será que algum dia ela deixou de ser?), a gente era obrigado a fazer presentinho e dar para os nossos pais, mesmo quem não tinha. Não existia esse negócio de família alternativa não. Eu achava esquisito botar o nome do meu padrinho na linha pontilhada,mas fazer o que se eu tinha que ser igual? Foram anos de dias dos pais brecthinianos. Até o dia em que o primário acabou e os estranhos presentinhos também.

Quando virei professora prometi que nunca, por mais que me implorassem, eu iria fazer coisinhas desse tipo com os meus alunos. Até que na sexta-feira, ao entrar na sala de uma das minhas turmas, vi uma coisa muito legal: elas estavam fazendo o tal presentinho, que eu já olhei de olho torto, mas nem em todos os bilhetinhos estava escrito pai, tinha mãpai, tinha irpai,dimpai,vôpai,vópai,tipai, uma variedade de qualidades de pais, que chamamos carinhosamente de genéricos, e as crianças estavam extremamente felizes em participar daquilo. Era uma festa, famílias diversas, nomes diversos,pais, mães,tias, vizinho,tudo, todos sendo valorizados em suas diferenças. As crianças estavam se divertindo com a situação. Achei divertido também e muito criativo. Vi, pela primeira vez, a minha família alternativa sendo representada e fiquei imaginando como seria o meu cartãozinho, seriam dois: mãpai e dimpai,né. Ai, a minha criança, aquela que achava estranha a linha pontilhada do papel, se levantou da cadeirinha e resolveu,enfim e de bom grado, fazer também o seu presentinho. Foi pintar um cartão pro seu dinpai, pra sua mãpai, pros seus tipais, e claro, pro seu pai.


Eu sempre digo que a minha vida ganhou muitas flores depois que eu passei a dar aula de teatro para as crianças do primário. Muitas flores.

Feliz dia dos mãpais,dimpais, irpais, tipais, vizinhopais,vôpais, vópais, papais e por aí pais.

PS:continuo sem gostar de falar de mim,mas falar de quem não tem pai no dia dos pais não é falar só de mim.

Nenhum comentário: