quinta-feira, 13 de agosto de 2009

encontrei a minha turma



saí da aula nutrida. da aula, do encontro. é isso que eu procuro na arte e na performance: o encontro. e acho que encontrei.
que coisa boa. e eu fui sem saber dieito pra onde e pra quem e quando cheguei encontrei tudo o que queria. ouvi tudo o que precisava.
às vezes, com essas bilhões de possibilidades, fico me perguntado que tipo de artista quero ser,pois gosto de tanta coisa,realizo tanto. sou atriz, danço,canto,produzo,tá, mas e aí? o que você quer?
que eu quero uma peça que me faça arder, pegando as palavras do Gorki, em "Os inimigos", é um fato ,mas que eu quero mexer o corpo, exercitar o gogó e pirar é uma constatação. que eu quero ganhar dinheiro com a minha arte, o meu ofício, é óbvio,mas eu também quero fazer de tudo, experimentar, buscar sensações, ser até o inesperado é urgente. e o urgente está encontrando forma e espaço.que bom.
no campo da performance é tão fácil ser vazio, tão fácil não fazer sentido algum, tão fácil ser superficial. tenho visto de tudo, coisas boas e ruins, e às vezes me decepciono quando as pessoas abrem as suas bocas ou quando vou assistir o segundo trabalho delas. dá um vazio. sinto tristeza quando vejo um artista com o olhar voltado para o próprio umbigo, sinto tristeza quando encontro qualquer pessoa assim.
mas hoje a porta do céu se abriu e eu encontrei uma artista que não é assim!ah, existe luz no final do túnel da geração século XXI!sim eu fiquei tão feliz: Lígia Tourinho. foi o primeiro dia de oficina com ela no SESC e eu vi que tudo o que eu estava procurando estava ali: na UFRJ. ah! e aí, tudo o que eu venho pensando, tuo o que eu venho sentindo e experimentando, tudo o que eu quero fazer. estou bem, muito bem, obrigada e feliz e confiante que a oficina de jogo coreográfico não irá resolver todas as minhas histórias e questionamentos, mas me colocará em contato com gente que pensa, gente que sente, gente que abre a janela pra ver a vida lá fora, que é inteligente e tb generos.
eu sei que hoje foi o primeiro dia, primeira percepção,felicidade por achar coisas parecidas com as que estou procurando, mas estou otimista e apaixonada pela proposta, que na verdade, é muito parecida com a minha. e o pessoal, a turma, era variadíssima, mas cheia de gente com potencial, uma galera bacana mesmo e eu me senti muito feliz.enfim, encontrei a minha turma, ou pelo menos alguém que fala igual a mim.

Nenhum comentário: